• Mariana Carvalho

União de Carreiras: Desafios e Oportunidades



Meu nome é Mariana Carvalho, tenho 25 anos, sou formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM, com MBA em Inteligência Competitiva também pela ESPM e recém-formada no Mestrado em Ciência da Computação pela Jackson State University, nos Estados Unidos.


Ao decidir largar meu emprego em marketing no Brasil, em 2016, para estudar Ciência da Computação aqui nos EUA, ouvi muitas pessoas dizerem: “Mas Ciência da Computação? Não tem nada a ver com Marketing! Não tem nada a ver com você!”. Ao migrar de uma área de Humanas para Exatas é normal as pessoas pensarem que estamos escolhendo uma em detrimento da outra ou que estamos “abandonando” uma carreira e migrando para outra completamente diferente – a chamada transição de carreira ou mudança de carreira.


Mudanças e transições de carreira acontecem frequentemente e quem as busca geralmente tem como objetivo encontrar a realização e felicidade profissional em um campo de atuação diferente do inicial.

Eu também estava buscando essa realização. Trabalhar com Marketing e Comunicação é estar imerso em diferentes áreas: negócios, comportamento do consumidor, publicidade televisiva/impressa/digital, eventos, CRM, vendas, estratégia, planejamento e, também, tecnologia e novas mídias (olhem quantas opções!) – a lista é imensa e as oportunidades, infinitas. Em meu primeiro emprego, tive muito contato com plataformas digitais, website, conteúdo online e computadores. Como a tecnologia conecta e impacta a vida das pessoas sempre me fascinou. Até então, eu nunca tinha entrado a fundo para estudar computação e ‘mudar de carreira’ também não era uma opção – eu amava o meu trabalho.


Foi assim que, no meio de tantas perguntas sobre o que eu estava fazendo com o meu diploma e minhas inseguranças de ir estudar em outro país, entendi que aquele momento não era de uma transição de carreira, mas sim da união delas – e isso era o que, realmente, eu estava buscando.


Assim como qualquer transição profissional, unir carreiras vem cheio de desafios e dúvidas, mas também com muitas oportunidades.

DESAFIOS

Neste post, no meu blog pessoal, contei alguns dos maiores desafios e inseguranças que senti ao vir para os Estados Unidos e me jogar em algoritmos, fórmulas e hardwares. “O quê Branding tem a ver com Ciência de Dados, afinal?” – eu me perguntava. “Tudo!” – era o que eu respondia. Marketing tem tudo a ver com pessoas e também dados: como nos comportamos, do que gostamos, o que fazemos, o que e como consumimos, como interagimos e como nos relacionamos (com outras pessoas e com as máquinas). Ciência da Computação envolve dados, algoritmos, aplicativos, design, estratégia, comunicação (entre pessoas, entre máquinas e entre pessoas e as máquinas), e também pessoas (desenvolvimento de aplicativos, softwares, funcionalidades e serviços que estarão no dia a dia de consumidores e empresas). A cada dia, eu tinha mais certeza que era possível haver a união das duas áreas, mas muitos desafios surgiram ao combinar essas duas paixões profissionais:

  1. “Meu Deus! Não existe nenhum cargo para usar minhas qualificações!”: quando comecei a procurar pelos trabalhos para profissionais de Ciência da Computação, a maioria era voltada para desenvolvimento web, engenheiro de software ou hardware, cientista de dados, etc. Ao buscar mais informações, descobri que muitas pessoas com o diploma técnico também trabalham na área de business das empresas, como analista de dados, gerente de projetos, gerente de produtos, e outros cargos que demandam outras qualidades além das técnicas, chamadas de soft skills, como liderança, comunicação verbal, negociação, trabalho em equipe, etc;

  2. “Não sou expert nessa área. Existe gente muito melhor do que eu!”: no meu caso, aprender a programar ou, pelo menos, aprender a fundo a lógica de programação foi um desafio. A maioria dos alunos da minha classe vieram de diplomas de bacharelado em Computação, Informática ou Engenharia e isso me deixava insegura. Corri atrás do prejuízo, estudei e superei essa dificuldade. Parar de se comparar com as outras pessoas foi fundamental. Afinal, muitas delas estavam seguindo o caminho tradicional na área, com o bacharelado/mestrado/doutorado, buscando pelas vagas na área 100% técnica que não era o que eu queria. Eu queria poder trabalhar juntando o business com a tecnologia;

  3. “Não conheço ninguém da área e estou em outro país. Me sinto um peixe fora d’agua!”: nossos círculos profissionais e pessoais vão sendo construindo com o passar dos anos. É normal que conhecemos mais pessoas da área de moda, se trabalhamos com moda, fotografia, se trabalhamos com fotografia, e assim por diante. Esse desafio teve que ser duplamente encarado: a maioria dos meus contatos profissionais trabalhava com marketing ou publicidade e todos, ou quase todos, estavam no Brasil. Participei de workshops, palestras, conferências e webinars para poder conhecer mais pessoas da área, acompanhar a movimentação do mercado e ficar por dentro dos projetos e estudos que estavam sendo feitos na área de tecnologia no geral.


OPORTUNIDADES

A partir do momento em que você consegue ir superando essas barreiras e buscando por um crescimento e realização não só profissional, mas também pessoal, você passa a enxergar as oportunidades que surgem ao encarar um mundo totalmente novo:

  1. “Meu Deus! Existem muitos cargos e poucos profissionais!”: a oferta de empregos na área de tecnologia é enorme, você já deve ter lido por ai. É verdade. E é mais verdade ainda que são poucos os profissionais que possuem a junção das duas qualidades, que chamamos de technical skills + soft skills (a pessoa que entende da estratégia do negócio e sabe se comunicar, mas também entende da tecnologia envolvida). Estudando, trabalhando e conhecendo pessoas na área, percebi que possuir esses dois tipos de qualificação faria eu me destacar em um universo de pessoas que entendem muito da técnica, mas pouco da comunicação interpessoal. A dica que eu dou é: tire proveito por ser um profissional dinâmico e único;

  2. “Existem tantos experts na área! Quero aprender com eles!”: falei ali em cima que aprender algo que não é de sua expertise inicial é bem desafiador e traz certa insegurança no começo. Sempre existirão pessoas no seu novo campo de atuação que sabem mais que você – aproveite esse momento para aprender com elas! Estar rodeado de pessoas que estudaram mais a fundo determinado tópico por mais tempo é valioso na hora de aprender algo na nova área. Se conecte com esses experts, abuse desse recurso valioso que você está tendo, busque líderes, modelos, mentores;

  3. “Agora é a hora de fazer conexões e conhecer pessoas que nunca imaginei conhecer!”: a melhor hora para você fazer networking. Se relacionar é questão de sobrevivência, pessoal e social! Aproveite esse momento, vá a conferências, palestras ou até pequenas reuniões locais. No meu primeiro ano de Mestrado, fui em mais de 7 conferências, conheci pessoas incríveis de várias partes do mundo que são da área e muitas que tinham as mesmas dúvidas que eu. Não se intimide, dê a cara a tapa! Ah, e mantenha contato com seus amigos e colegas do seu antigo emprego, ou do Brasil, como foi meu caso. O mundo é menor do que imaginamos e amanhã você pode voltar a trabalhar com antigos conhecidos. Mantenha as amizades e faça novas!

Muitas vezes, tornamos nossa paixão um hobby e continuamos em nosso emprego atual, porque gostamos dos dois. Outras vezes, devemos abandonar as roupas usadas que já não nos cabem mais e buscamos nossa felicidade em outras novas, como diria Fernando Pessoa. E algumas outras, fazemos a união de carreiras ser a nossa definição de sucesso. Não há modelo certo, não há modelo errado.


Busque traçar seus planos e objetivos futuros, ver o que te realiza e o que você quer deixar de legado para o mundo, usando seus talentos e habilidades.

Unir paixões é, no final das contas, uma eletrizante jornada que vale a pena ser percorrida. E, no que eu puder ajudar, conte comigo! Deixe seu comentário caso queira saber mais sobre a minha.

102 visualizações2 comentários

© 2018 by Journey Team

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now