• Felipe Thomes Rodrigues

Será que estamos perdendo a capacidade de imaginar possibilidades?



Pesquisas indicam que os seres humanos podem não ser os únicos animais a tomarem decisões lógicas, mas existe uma grande chance de sermos os únicos animais que pensam sobre o futuro.


É algo a se pensar. Será que não estamos gastando muito tempo sendo multitarefas, ocupando nossas agendas com coisas que pensamos que agregam valor, mas que na verdade não agregam?


Um dado do livro The Leadership Challenge diz que apenas 3% do tempo de uma pessoa é dedicado a imaginar possibilidades. Líderes são sonhadores, idealistas e pensadores de possibilidades. A imagem do futuro é o que sustenta os líderes nas horas difíceis.

Pense sobre as seguintes questões:


  • Qual é a ideia, sentimento ou aspiração que te inspira e não te deixa ir em outra direção?

  • O que você mais deseja que as pessoas visualizem toda vez que elas pensarem sobre o futuro?


Para muitas pessoas, essas respostas não são fáceis de se obter. Uma das formas de começar um entendimento maior sobre isso é refletir sobre o passado, atender ao presente e prosperar o futuro.


Refletir sobre o passado

Por mais contraditório que pareça, entender o passado é importante. Entender o passado pode te ajudar a identificar temas, padrões e crenças que explicam porque você se importa com certos problemas agora, e explicar como você pode fazê-los melhor no futuro.

Isso não quer dizer que você deve remoer o passado e ficar pensando somente nele. O passado serve como um prólogo para o futuro. Pensar na jornada no passado antes de explorar seu futuro faz a viagem ser muito mais significativa.


Atender ao presente

Para ter uma visão de futuro, você deve olhar ao redor e ver o que está acontecendo. Agora, ouvindo seus companheiros de time, quais são os tópicos principais da conversa? O que eles estão dizendo que precisam ou querem? O que eles estão dizendo que levam eles a fazer o melhor que podem? O que estão dizendo que pode ser mudado? Há algo que pararam de falar porque parece complicado? O que tudo isso diz a respeito das coisas que eles estão fazendo?

Todas essas perguntas representam a importância de prestar atenção aos pequenos detalhes que estão acontecendo ao seu redor e criar a habilidade de reconhecer padrões que apontam para o futuro.


Prosperar o futuro

Líderes devem prosperar o futuro. Devem antecipar o que está vindo e pensar o que o “departamento de futuro” da sua cabeça, da sua organização, pode pensar.

“Qual o próximo passo?” Deveria ser uma pergunta que teríamos que nos fazer sempre. O trabalho de um líder é pensar no próximo projeto, e nos projetos depois desse.


Depois disso tudo que discutimos, será que vale a pena dedicar um pouco mais do nosso tempo a pensar sobre nosso passado, presente e futuro? Eu aposto que sim. Reflita sobre seu passado, ache o que te guia, ache sua paixão e impulsione seu futuro!

40 visualizações

© 2018 by Journey Team

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now