• Felipe Thomes Rodrigues

Acolher bem novas pessoas no time pode ser crucial para atingir as metas



Quando o time perde ou ganha alguém, mesmo que seja só uma pessoa, se trata de uma mudança de composição na equipe. Ou seja, o time fica totalmente novo, com um mix diferente de habilidades e temperamentos. Certamente será preciso revisar (e talvez redefinir) metas, atividades e regras. Se não fizer isso, pode encontrar alguns tipos de problemas.


No cenário ideal, os membros veteranos vão orientar os novos, sobretudo das regras e comportamentos. Melhor ainda, todo o time (já com os membros novos) vai se reunir e discutir se o jeito antigo de trabalhar precisa de melhorias ou não. Infelizmente, não é assim que funciona. Quando chega alguém novo nas equipes, as pessoas tendem a explicar as tarefas que devem ser feitas, mas ignorar a discussão sobre comportamentos. Elas geralmente esperam que os “novatos” aprendam tudo isso no dia-a-dia ou mesmo só falam das regras quando alguém as viola.


A integração dessa pessoa certamente não será uma perda de tempo. Entre as recompensas, temos a integração total dela e um time mais coeso e produtivo. E nesse processo todo, segundo um guia da Harvard Business Review, você precisa:


#1 Reconhecer o impacto da saída de pessoas

Antes de um novo membro chegar, faça uma reflexão sobre o impacto da saída das pessoas no time. Com isso, não estamos falando apenas de quem vai cumprir tal tarefa, mas sim de competências perdidas (que podem ajudar na seleção de alguém) ou redistribuição de responsabilidades ao restante do time. Em adição, os mais experientes podem se sentir tristes ou mesmo aliviados quando um companheiro de equipe os deixam. É válido dar uma chance a eles para falar ou até mesmo um almoço de despedida. Isso vai fazer com que eles fiquem mais aliviados, identifiquem quais mudanças precisam ser feitas e foquem novamente suas atenções no trabalho.


#2 Celebrar a entrada de novos membros

Se você está convidando alguém para seu time, com certeza você vai passar todas as tarefas e obrigações para essa pessoa. No entanto, você pode pensar em formas de aliviar aquele frio na barriga e o sentimento de ‘não pertencimento’. A verdade é que todos precisam de uma celebração ou algum tipo de imersão. Pode ser um jantar em sua casa ou qualquer coisa do tipo.


#3 Fazer introduções que gerem valor

Os membros mais experientes já sabem sobre as habilidades e o jeito de ser de todos. No entanto, você precisa passar todas essas informações para um membro novo, pois irá facilitar eles a interagirem com os demais. Mas é claro que isso pode ser divertido. Peça para que os veteranos completem a seguinte frase falando uns dos outros “O que você deveria saber sobre Vitor é….”, ou perguntar qual é a mais engraçada (ou vergonhosa) que já aconteceu com eles desde que entraram para o time. Não importa como vai organizar essa dinâmica, desde que aumente o conhecimento dos novos membros a respeito do restante.


#4 Explicitar personalidades e estilos de trabalho

A meta aqui é revelar como cada pessoa trabalha dentro do time. Um bom começo é pedir às pessoas que façam algum teste de personalidade e compartilhem seus resultados (claro, se elas concordarem com eles). Eles também podem falar sobre seus estilos de trabalho, completando frases como: “quando tomo decisões, minha maior preocupação é…”, “quando estou sob pressão, eu…”


#5 Ajustar o processo atual

Você deseja que os membros novos aprendam o jeito de agir do time, mas também deve querer com que seus veteranos aprendam com as preferências das pessoas novas. Estamos falando de rever metas, comportamentos e regras que reflitam a todos. Os veteranos podem falar de como funciona tudo na prática, enquanto os novos podem relatar suas experiências passadas e em como elas podem gerar valor para a dinâmica do time.


Tudo isso pode fazer com que os resultados do time venham mais rápido, uma vez que haverá um aprendizado com maior rapidez sobre como o time age e o que tem a atingir. Você já investiu um bom tempo recrutando as pessoas certas, tanto as novas quanto as antigas. Acredito que também valha a pena investir um pouco mais com sua integração.

0 visualização

© 2018 by Journey Team

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now